´

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

"Big Brother" revolucionou a televisão portuguesa há 15 anos

Posted By: Polémica dos Realitys - 23:27:00

Partilha

Big Brother surgiu originalmente na Holanda em 1999, e após isso, seguiram-se inúmeros edições do formato pelo mundo inteiro. As audiências não mentiam, estava a chegar à televisão mundial uma nova era da televisão: A era dos reality-shows, a Era do Big Brother.




Foi há exatamente 15 anos que o reality-show chegou a Portugal. Após a SIC ter negado transmitir o formato, José Eduardo Moniz não perdeu tempo (que na altura era o director da TVI, uma estação de televisão com baixas audiências) e assinou contrato. O programa foi uma das principais alavancas para o início da liderança de Queluz de Baixo nas audiências face à SIC.

No dia 3 de setembro de 2000 chegava à TVI o formato que toda a imprensa portuguesa não parava de falar dos últimos meses: Big Brother - O Grande Irmão. Cerca de 1 milhão e 400 mil espetadores assistiram a estreia do programa, um número elevadissimo para o padrão da TVI, na época.

Seguiram-se 120 dias de programa, e as audiências? Cada vez mais elevadas, chegando a atingir cerca de 3 milhões de portugueses, audiências que mais nenhum programa (a não ser futebol) consegue alcançar.  Na grande final do Big Brother, a 31 de dezembro de 2000, Zé Maria foi o grande vencedor e as audiências não mentiram: Mais de 73% das pessoas que estavam a ver televisão naquela noite assistiram a  grande final do reality-show, pouco mais de 2 milhões e 300 mil espetadores. A SIC, para tentar ganhar audiência, até fez um programa relacionado a sexo.

Teresa Guilherme tem sido a apresentadora do formato, nas quatro edições com anónimos e nas três versões com figuras públicas, a última delas transmitida em 2013. 

0 comentários:

Enviar um comentário


Deixe aqui a sua opinião com moderação. Aguarde a aprovação!
Os comentários com conteúdo ofensivo serão removidos.

© 2017 Polémica dos Realitys

Designed by Templateism/ Polémica dos Realitys